sábado, 29 de maio de 2010

Tropa de heróis: a Guarda Suiça Pontifícia

Tropa de heróis: A Guarda Suiça Pontifícia






Site da Guarda: http://www.vatican.va/roman_curia/swiss_guard/index.htm

Juramento:


Juro servir com fidelidade, lealdade e honra o Supremo Pontífice e os seus legítimos sucessores, e dedicar-me a eles com todas as minhas forças, sacrificando inclusive, se necessário, a minha própria vida para defendê-los. Assumo igualmente este compromisso relativamente ao Sacro Colégio dos Cardeais durante o tempo da Sé vacante. Prometo ainda ao Capitão Comandante e aos outros meus superiores respeito, fidelidade e obediência. Juro observar tudo aquilo que a honra da minha posição exige de mim.

Que Deus e nossos santos patronos me assistam.


Explicação da cerimônia de juramento

http://www.youtube.com/watch?v=X8_BSb62k9s


Nota:

A defesa militar é de responsabilidade da Itália; A Guarda Suíça Papal guarda as entradas da Cidade do Vaticano e é reponsável pela segurança e proteção do Papa.

Veja mais: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vaticano/vaticano.php


Os três Corpos Militares Pontifícios que foram abolidos

Guarda Nobre Pontifícia

Gendarmeria Pontifícia

Guarda Palatina de Honra

Das Guardas Pontifícias, a única ainda hoje existente é a Guarda Suíça. Mas a Santa Sé chegou a ter à sua disposição três outras guardas, que a ela e à pessoa do Papa prestaram grandes serviços: a Guarda Nobre Pontifícia, a Gendarmeria Pontifícia e a Guarda Palatina de Honra. Infelizmente tais corporações militares foram extintas.

Guarda Nobre Pontifícia

Criada em 1801 pelo Papa Pio VII, era composta de jovens das primeiras famílias de Roma. Teve sua origem nos antigos cavallegeri e nos lancie spezzate (fiéis cavaleiros que gratuitamente, desde o século XVI, já prestavam serviços à Santa Sé). Foi desfeita por ocasião da prisão de Pio VII pelas tropas napoleônicas, e reconstituída com o retorno a Roma daquele Pontífice.

Juntamente com os guardas-suíços, os cavaleiros da Guarda Nobre atuaram brilhantemente na defesa dos sucessores de São Pedro, sobretudo nas épocas das várias invasões aos Territórios Pontifícios. Esse Corpo Militar de fidalgos italianos deu inúmeras provas de valor e adesão à Sé Apostólica.

Gendarmeria Pontifícia


Sua existência remonta a 1816, com o nome de Carabinieri Pontifici, mas sua fundação ocorreu oficialmente em 1849 — após a retirada de Roma das tropas republicanas —, no reinado do Bem-aventurado Pio IX. A Gendarmeria era a força executora das leis e ordens da administração civil e criminal. Ademais, prestava serviço de manutenção da ordem pública. Ela se honra de ter descoberto todas as conspirações que durante decênios se organizaram contra o poder temporal do Papado. Seus membros eram voluntários, recrutados entre os habitantes dos Estados da Igreja que desejavam prestar serviço ao Papa. Por ocasião dos ataques perpetrados pelos garibaldinos, a Gendarmeria soube eficazmente combatê-los.

Guarda Palatina de Honra

Criada em 1850 por decreto do Bem-aventurado Pio IX. Seus membros eram recrutados entre a nobreza e a burguesia. Nas várias revoluções que conturbaram o Pontificado daquele grande Papa, a Guarda Palatina destacou-se, tomando armas na proteção da pessoa do Sumo Pontífice e de seus Estados, bem como dos Palácios Apostólicos.

Fonte: http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=9B824DCF-3048-560B-1C5FAD49C630AFEF&mes=novembro2006