quarta-feira, 10 de junho de 2009

Salmo 115 - Lema dos Templários - Análise

1. Não a nós, Senhor, não a nós, mas a teu nome dá glória, por tua graça e por tua fidelidade.

[exaltar e celebrar suas perfeições. Ver também: Dt. 32:3;
Sal. 29:1-2; 115:1; Lc. 17:18; Ro. 14:11]

2. Por que os povos deveriam dizer: “Onde está o Deus deles?”

[porque os profetas de Israel ao estigmatizar a incapacidade e a impotência dos ídolos ( Sal. 115:2-8) obedecia uma ordem formal de Deus. Ver também: Is. 2:8, 18-21; 40:19, 20; 44:9-20; Jer. 10:3-5]


3. Nosso Deus está nos céus, realiza tudo quanto quer.

4. § Os ídolos das nações são prata e ouro, feitos por mãos humanas;

[Refere-se as nações pagãs, e seus “Deuses” que eram conhecidos como ídolos mudos, e que eram feitos de prata e ouro, como em prata e ouro era feita a reprodução de templos pagãos (Hch. 19:24). Ver também: -Hb. 2.18 Is. 46.7 Jr. 10.5;Ire. 18.26,2.-]


5. têm boca e não falam, têm olhos e não vêem,
6. têm ouvidos e não ouvem, têm nariz e não cheiram.
7. Têm mãos e não palpam, têm pés e não andam; da garganta não emitem sons.
8. Sejam como eles os que os fabricam e todos os que neles confiam.

[Idem]

9. § É no SENHOR que Israel confia: ele é seu auxílio e seu escudo.
10. É no SENHOR que a casa de Aarão confia: ele é seu auxílio e seu escudo.

[Aarão, irmão de Moisés, primeiro Sumo Sacerdote da Antiga Lei, e figura de grande importância dos acontecimentos em Êxodo]


11. É no SENHOR que confia quem o teme: ele é seu auxílio e seu escudo.
12. § Que o SENHOR se lembre de nós e nos abençoe: abençoe a casa de Israel, abençoe a casa de Aarão;

[Casa é um termo que pode representar uma família (Exodo 2:1), um tabernáculo (Êxodo 23:19; 34:26), e pode aparecer ainda com outros significados]

13. Abençoe os que temem o SENHOR, pequenos e grandes.
14. § Que o SENHOR vos multiplique a vós e a vossos filhos.
15. Que o SENHOR vos abençoe, ele que fez o céu e a terra.
16. § Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, ele a deu aos filhos de Adão.
17. Não são os mortos que louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.

[O v.17 merece uma explicação especial, pois vai ao encontro de Eclesiastes 9:5, onde diz que os mortos nada sabem e sua memória são entregues ao esquecimento. Mas a referência são os que morrem em desgraça, pois Deus livra a alma dos justos da morada dos Mortos(Sl 48,14-16), desta maneira há mortos e “mortos”]


18. Mas nós, os vivos, bendizemos o SENHOR desde agora e para sempre.

[Concluímos que os mortos não estão inconscientes (cf. Is 14, 9-10; 1Pd 3,19; Mt 17,3; Ap 5,8; Ap 7,10; Ap 6,10) e podem estar com Deus e que "O sábio escala o caminho da vida, para evitar a descida à morada dos mortos" (Prov 15,24)

Devemos levar em consideração também que a palavra sábio depois de Cristo refere-se a aquele que está na perfeição do cristianismo.

Toda essa análise nos leva a outra pergunta; qual significado das imagens então para Igreja, e os Santos?

imagens de querubins: (IRe. 6.29, Ex 25,17-22, Ex 37,7-9, Nm 21,8-9, 1Rs 6,23-29.32, 1Rs 7,25-29.36, 1Rs 8,7, 1Cr 28,18b-19, 2Cr 3,7.10-14, 2Cr 5,8, 1Sm 4,4, 2Sm 6,2, Ez 41,17-21, Hb 9,5)

O Sinal da Salvação, a Serpente de Bronze que o Senhor manda Moisés Construir: Nm 21,4-9

Prostrar, beijar, ajoelhar-se também nem sempre é sinal de adoração, mas de respeito: (1 Reis 1,16-22) e também (Gênesis 27,29) (Êxodo 18,7) (Josué 7,6) (2 Samuel 14,4) (Mateus 18,26) (Atos 16,29) (Números 22,31) (1 Crônicas 29,20) (1 Samuel 25,23)

Se existe passagens que condenam a confecção de imagens:
Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7

Outras a defendem:
Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4, etc.

O que parece uma contradição é portanto apenas uma má interpretação daquilo que no contexto refere-se a “adoração” (prestar sacrifício) a Deuses.

No caso dos Santos, eles não são Deuses, nem são adorados (a eles não se presta sacrifícios), mas se presta homenagens, e como estão próximos a Deus podem interceder.


Prestar Sacrifício: Adoração/Missa: (Jo 6,52-59) (Mateus 26,26) (Marcos 14,22) (Lucas 22,19) (1 Cor 11,23) (1 Cor 11,27-29)

Santos intercessores e não mediadores (a mediação não exclui a intercessão):. (1 Timóteo 2,5)

Os vivos podem interceder:

11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,
12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. (At 19,11-12).

14 e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres,
15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles.
16 Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados. (At 5,15)

E o que dizer então do valor das relíquias?


20 Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiam a terra à entrada do ano.
21 E sucedeu que, estando alguns a enterrarem um homem, viram uma dessas tropas, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu. Logo que ele tocou os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés. (2Rs 13,21).

E os Mortos;

(Apocalipse 6,9)

e dos mártires junto a Deus;

(Apocalipse 5,8) (Apocalipse 8,4),

intercedendo;

(Jeremias 15,1) (1 Reis 11,11-13) (Êxodo 32,11-14) (2Reis 13,21).



Pelo fato que os do céu estão mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a toda a Igreja na santidade... Não deixam de interceder por nós ante o Pai. Apresentam por meio do único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, os méritos que adquiriram na terra... Sua solicitude fraterna ajuda, pois, muito a nossa debilidade.” (Catecismo da Igreja Católica # 956)



Fontes:


BIBLIOTECA MUNDO HISPANO, DICCIONARIO BIBLICO, J.D. Douglas, Merrill C. Tenney

http://www.veritatis.com.br/

CIC - Catecismo da Igreja Católica